Grupo Terapêutico Acolhendo o Luto

WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn
Facebook
Email
Print

O luto é um processo de transição doloroso diante do rompimento de um vínculo significativo. Enfrentar a morte de alguém especial pode ser difícil de suportar em qualquer momento da vida. O tabu que envolve a morte talvez seja o principal motivo. As pessoas costumam evitar falar sobre, lidar com a finitude tem sido cada vez mais difícil, parece que nunca estamos preparados para ela, apesar de ser uma certeza em vida. A questão é que as pessoas não sabem lidar de forma adequada com seus próprios sentimentos que, quando reprimidos ou mal expressados, tendem a intensificar o sofrimento e a gerar sérios problemas psicológicos, principalmente quando a pessoa se força a ficar bem ou força o outro a melhorar logo. O processo de luto é único, não tem tempo estabelecido, vai depender muito do vínculo que a pessoa tinha com o ente querido e de suas formas de subjetivação.


No entanto, devido à pandemia, as perdas por complicações da Covid-19 têm gerado um sofrimento intenso, pois o isolamento e as restrições dificultam ainda mais o processo de luto. É preciso elaborar fazendo a palavra circular. O Grupo Terapêutico Acolhendo o Luto, tem como objetivo disponibilizar suporte emocional adequado e ajudar os enlutados no enfrentamento da perda. É um tratamento com ajuda de um psicólogo. Nele, o paciente é auxiliado a vivenciar os estágios do luto e lidar com os sentimentos gerados: raiva, tristeza, culpa, negação, entre outros.
A terapia de grupo é indicada e comprovadamente eficaz, pois potencializa os recursos individuais dos pacientes, oferecendo o apoio social que necessitam para reaprender a viver nessa nova realidade onde uma pessoa importante não está mais presente.

Como a terapia de grupo Acolhendo o luto pode ajudar?
-falar sobre os motivos da morte pode trazer à tona muitos sentimentos, mas é importante para gerar aceitação;
-facilitar a verbalização e a expressão de sentimentos relacionados ao que foi perdido ajuda na superação;
-pensar na resolução dos problemas cotidianos gerados pelo luto facilita a readaptação à vida normal;
-de maneira gradativa, fazer projeções de um futuro mais tranquilo, com um passo de cada vez.

  • Geralmente, a ideia de procurar ajuda vem de outra pessoa, pois quem está vivenciando um luto não consegue ver as coisas com muita clareza. Portanto, se você está próximo de alguém assim, pode tentar ajudá-la a procurar terapia, seja de grupo ou individual.

“Dê palavras ao sofrimento; a dor da perda não fala, murmura dentro do coração dolorido e o faz partir-se” (Judith Viorst)

Clique aqui e agende agora mesmo a sua sessão!

Compartilhe

WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn
Facebook
Email
Print

CONFIRA OUTRAS PUBLICAÇÕES

Terapia de casal

O Relacionamento nem sempre é um “mar de rosas”. Muitos acreditam que a terapia de casal é o último recurso de uma relação infeliz e

Leia Mais.

Copyright © 2021 – Todos os Direitos Reservados a Ivana Barbosa