O modo como pensamos, agimos e expressamos opiniões é resultado de uma memória, crença ou desejo que não está na superfície do psiquismo. Por isso, podemos entrar em conflito conosco ou com pessoas sem compreender exatamente a razão. A psicoterapia psicanalítica ou análise são abordagens cuja finalidade é tratar questões relacionadas ao sofrimento psíquico que estão interligados aos problemas psicológicos e comportamentais, dificuldades nos relacionamentos, entre outros. O psicoterapeuta/analista pode ajudar o paciente, através do autoconhecimento adquirido durante o processo, a lidar com seus conflitos internos de modo a compreender melhor as causas raiz de seus problemas atuais. Assim, amenizar o sofrimento psíquico e os conflitos que prejudicam a vida e o desenvolvimento do indivíduo, que impossibilitam a realização de seus projetos, sonhos e desejos. A psicoterapia pode ajudar o paciente a superar esses conflitos, promovendo o autoconhecimento que contribui para tomada de decisão e escolhas necessárias, proporcionando assim, uma melhor qualidade de vida, seja no âmbito pessoal, social ou profissional.
Deseja saber mais benefícios?
São inúmeros, mas posso citar mais alguns:
-Por promover o autoconhecimento, ajuda a compreender melhor sua forma de sentir, pensar e agir;
-Auxilia o sujeito a pensar novas formas de resolução de problemas;
-Leva o sujeito a ressignificar vivências e experiências passadas;
-Ajuda o paciente a entrar em contato com seu desejo e a partir daí, decidir se sustenta ou não e “pagar o preço” (isso é libertador).
-Etc.
Quando devo procurar um processo psicoterapêutico ou análise?
Quando sentir que precisa e deseja. Viver é estar em constante desafio, sobretudo no contexto contemporâneo, que pode desencadear diversos conflitos, então, pode-se citar:
-crises pessoais, de relacionamento ou profissionais;
-conflitos conjugais e / ou familiares;
-processos de luto e perdas;
-estresse;
-crises de ansiedade;
-crises de pânico;
-depressão;
-sofrimentos decorrente de transtornos;
-dependência química etc.
Qual a duração das sessões e a periodicidade do processo?
A sessão dura 45 minutos .
É preciso no mínimo uma sessão por semana.
Não existe prazo pré estabelecido para finalização do processo, vai depender do tempo de cada paciente, que é singular.